Pages

Subscribe Twitter

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Habito de Agosto - LAvanderia

Aiii Jesus Cristo, quanta coisa pra fazer...
Confesso que estava mesmo precisando desse novo hábito,minha lavanderia estava um caos, e por coincidencia hoje dei um jeito de começar a arrumar a bagunça, não gosto muito de lavar roupa...rsrsrsrs e passar então piorou, é o meu ponto fraco, ainda mais que minha querida sogrinha é lavadeira, o meu sogro abandonou a familia e ela não sabia fazer nada, tinha vindo da roça para a cidade, então foi lavar roupa pra fora para sustentar os 4 filhos, teve uma vida bem sofrida, hoje ela ainda lava roupas em uma lavanderia comunitária, mas vive uma vida mais tranquila, Graças a Deus. Só não gosto muito quando ela começa a dar pitaco quando vou lavar roupa perto dela, ela quer que se faça tudo dojeito dela, massss...cada um é cada um e eu respeito a opinião dela...ainda bem que agora moramos em cidades diferentes enão tem esse problema rsrsrsrsr

Então como sou uma flylady (pelo menos estou tentando ser) vou seguir a risca essa dica e vou adquirir esse hábito, afinal.... preciso me organizar... para isso quero seguir a risca as dicas das minha flymigas, e aqui estão as dicas que foram postadas no grupo pela Rô

Novo Hábito para Agosto
Lavanderia: Um pouquinho de cuidado por dia mantem o CAOS à distância

http://flyrobrasile ira.blogspot. com/2009/ 07/novo-habito- para-agosto- cuide-de- sua.html

Quando deixamos as coisas se empilharem nosso stress também fica pior
Nossa Lavanderia pode ser um dos lugares mais propensos a nos deixar ficar cheio de pilhas que nos estressarão. Quando não cuidamos da lavanderia fica difícil nos vestirmos pela manhã. Os temperamentos começam a esquentar quando todo mundo começa a se atropelar e a se estressar antes de ir para o serviço e a escola.

Se nós colocamos o hábito de cuidar de nossa lavanderia, com certeza o stress vai sumir.

Nosso hábito para o mês de Agosto é nos disciplinarmos a cuidar um pouquinho por dia de nossa lavanderia. Se você não precisa lavar a roupa ou arrumar a lavanderia todos os dias, faça pelo menos uma vez na semana.

Você pode fazer isso.

A FLY Lady envia vários REMINDERS (Lembretes) – entre eles o "Cuidado com a Lavanderia".
Quando você incluir a Lavanderia em sua Rotina da Manhã e da Noite, ficará mais fácil de manter suas roupas. Cuidar das Roupas não leva muito tempo se você não "adiar" nenhum dos 5 passos:

SEPARAR: se você tiver que separar as roupas, talvez demore mais para se animar em colocar a roupa para lavar. A gente pode decidir até não colocar nenhuma. Tente isto: tenha três cestos de roupa no closet ou no lugar onde você mantém as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para as coloridas e um para as roupas boas que você não quer lavar com as demais. Conforme você se despe, já coloca cada peça no cesto correspondente ou pendura o que pode ser usado novamente. Como você pode ver o princípio do "faça isso agora" continua funcionando. Até as crianças pequenas podem ser ensinadas a fazer isso!

LAVAR: Só coloque para lavar se você tiver tempo para tirar a roupa da máquina e pendurar para secar. Se tiver secadora, só coloque para lavar se tiver tempo de fazer tudo: lavar, secar, dobrar e guardar. Retire a roupa da máquina no momento em que ela desligar, nada mais desagradável que roupa limpa cheirando a mofo, além disso pendurar logo ajuda a não amassar tanto, o que ajuda na hora de passar.

SECAR: Nunca deixe sua roupa ressecar no varal. Se tiver secadora, retire as roupas no minuto que escutar a mesma desligar. Isto ajuda na hora de passar.

DOBRAR: Dobre as roupas assim que retirá-las do varal ou secadora.

GUARDAR: Ninguém gosta de viver com roupa espalhada para todo lado. Tenha um lugar para tudo. Mesmo que você tenha que etiquetar as gavetas para saber o que guarda aonde, até se acostumar com os lugares. Mas coloque cada coisa em seu lugar. Inclusive para as roupas que precisam ser passadas.


Faça um pouco por dia levará somente alguns minutos. Inclua cuidar de sua Lavanderia em suas Rotinas e todas as pessoas de sua casa serão Abençoadas. Nada diz mais "Eu amo você" do que uma Roupa Limpinha!!!

Sugestão da FLYMiga Paula Fuzetto:

Segundas: Lava roupa de cama e Tolhas. Já que vc acabou de abençoar o lar e as mesmas foram trocadas (só pra ficar claro, não misture na máquina os lençois com toalhas, pois se fizer isso os lençois enchem de bolinha por causa do atrito das peças com as toalhas)

Terça: Roupas Claras

Quartas: Roupas Escuras

Quinta: Panos de Prato e Toalhas de Mesa

Sexta: Panos de chão, limpeza e Tapetes do Banheiro/Cozinha (Não misture os tapetes com os panos, ok)

PS: compre saquinhos pra lavar a roupa íntima e peças delicadas pra evitar o desgaste das peças.
avalie sua necessidade e defina o que será melhor pelo seu tempo ou falta dele.

Sobre os produtos:
Sabão em pó:
Eu uso OMO Progress Total que lava tanto as roupas claras como as escuras.
Amaciante: essa escolha é pessoal, já que vc escolhe pelo perfume
Para desencardir as roupas claras, escuras, toalhas de banho: use proximadamente 5 tampinhas de alcool, substitui o "vanish" e similares além de ser mais em conta.
Para amaciar tolhas de banho: Não use amaciante e sim vinagre no recipiente do amaciante para as toalhas não ficarem esturricadas.
Para manchas amarelas nas camisas e camisetas: Use produto de limpar forno e fogão (haha, essa eu aprendi aqui e funciona mesmo)
Para colarinhos encardidos: Eu uso o vinagre, mas dá pra usar esses pré-lavagem.
As meninas falam super bem do brilhante Utile também é multi-uso.

Sobre passar...eu passo roupa terça e quinta, mas levo no máximo 45 minutos ajusto o timer 3x de 15

As meninas já deram essas dicas por aqui...a primeira é não deixar a roupa esturricar no varal (eu seco a minha roupa na sombra sempre)
Tem peças que não tem necessidade de passar, né?
meias, calçinhas, sutiens, pijamas, roupas de ginásticas, etc
Toalhas eu não passo, recolho do varal e dobro tipo rolinho e vai por guarda-roupa.
Lençol eu não passo também, dobro os lençois de elástico como as meninas ensinaram aqui, dobro os conjuntos e guardo na fronha, poupa espaço e facilita na hora de procurar.

Dicas da FLYMiga Miisa para passar roupas

Há muitos anos atrás fui proprietária de uma confecção(so para gordinhas), e embora não soubesse costurar nada, tive que administrar toda a mão de obra, aprendi com o passador(olhando) a passar roupas então vou dar umas dicas:
Recolhas-as do varal e dobre-as muito bem dobradas, para aguardar o momento de passar, sendo que deverão ter sido estendidas, bem esticadas e sacudidas para que a fibra volte ao lugar.
Separe as roupas por tipo de tecido, as de tecido sintético que não precisam ser passadas ja podem ser guardadas...
Separe as roupas por modelo (calças, camisas, vestidos, roupa de cama e mesa..etc)
Começe pelas mais fáceis, roupa de cama e roupa de usar em casa.
Use um vaporizador com água com um pouco de amaciante diluido, caso o ferro não seja a vapor, ( e as vezes o vapor do ferro não é suficiente, acho bom os dois juntos.
Ao passar roupas com franzidos e pregas, passe pelo avesso, as pregas ja ficarão formadas e o franzido não ficara amassado.
A maior parte das roupas com costuras e bolsos, passe os bolsos primeiro(aquelas calças que tem os bolsos grandes por fora)
Roupas de algodão, linho, devem ser umedecidas, bem umedecidas com o vaporizador assim sera bem mais fácil passar, umedeça-as todas, deixe emboladas até ir passando todas.
O melhor local para se passar roupas, é em cima da tabua de passar roupas:
Ao passar camisas, passe em primeiro lugar os punhos, as mangas depois a parte alta das costas, ai o colarinho, primeiro pelo avesso depois pelo direito(o colarinho) depois as costas e por ultimo a frente, sendo que o ideal é ir "rodando a peça na mesa de passar roupas, onde houver prega, passe pelo avesso, formando o vinco.
Ao passar um saia, enfie ela na tabua, e va rodando, é sempre melhor pelo avesso, acertando as costuras.
As calças, o ideal tambem é pelo avesso acertando as costuras, coloque uma perna em cima da mesa, acerte as costuras e passe esta perna, sem chegar a cintura,e sem chegar aos vincos, somente os meios e as laterais, coloque então a outra perna e passe-a tambem, junte as duas pernas em cima da mesa, e acerte os vincos, ai então vamos para a parte de cima, pelo avesso, e enfiando a calça na ponta da mesa(as pernas ficam penduradas)entã o se houverem pregas e bolsos ficara muito mais fácil.
Bem vou parar se não fica muito extenso o e-mail, desculpe-me se fui redundante e se ja sabem passar, mas como eu aprendi muito com este funcionário achei legal, pois pode ter alguém que não saiba e eu sei que depois que pegarem o jeito, ficara bem mais fácil....
Dicas do Site Bbel
http://bbel. uol.com.br/ conteudo/ roteiro_para_ lavarmos_ roupas/recolhend o_e_organizando_ roupas_para_ lavar.aspx
Roupa nova! Estragar nem pensar.

As roupas que usamos são nosso cartão de visitas, falam muito, sobre nós. Saber mantê-las sempre impecáveis, bonitas e com aspecto de novas, é sem dúvida uma grande façanha.

O trabalho com a lavagem das roupas ocupa um tempo considerável no serviço diário de uma casa.

O cuidado com elas passa por várias etapas até que possam ser usadas novamente. É necessário recolher elas todos os dias, separar por cores e tipos de lavagem. Depois lavá-las e colocar para secarem. Recolher e passar. Finalmente guardar no closet ou guarda-roupa.

Para fazer esse serviço, você ou sua ajudante, precisam dispor de um período do dia e este deve ser bem planejado, para sobrar tempo suficiente para cuidar do resto da casa e de você também.

Quando lavamos nossas roupas, com o cuidado necessário, elas durarão muito mais.

Roupas muito delicadas podem perder seu caimento e cor na primeira lavada, se não forem seguidos os passos para lavar, secar e passar corretamente.

Imagine o aborrecimento de não poder mais usar uma roupa, porque ficou muito feia, manchou ou desbotou depois de ser lavada.

Para evitar esses transtornos, seguir conselhos pode ser muito útil.

Como fazer isso de maneira fácil e prática?

Veja dicas que podem ajudá-la a fazer essa atividade com prazer e sem muito esforço.

Lavando roupa 1º passo:

Recolhendo as roupas para lavar

Verifique quais roupas realmente devem ser lavadas. Às vezes, só tem uma manchinha ou sujou só um pedaço da peça e não justifica lavar.

Quanto mais você lavar, mais velha ela vai ficar.

Também, quando usamos um suéter por cima de uma camisa ou camiseta, o suéter não fica com cheiro de suor e se estiver limpo, apenas deixe-o arejar sacuda-o e guarde-o.

Examine a roupa de menos uso a ser lavada, procure sinais de sujeira, suor, manchas. Só lave se necessário. Assim você evita trabalho e desgaste da roupa, desnecessário.

Também verifique sempre os bolsos. Eles devem estar vazios.

• Guarde a roupa a ser lavada em cestas plásticas vazadas pelo período máximo de 3 ou 4 dias.

Nunca coloque roupas úmidas ou molhadas junto com as outras, pois podem embolorar e manchar.

• A roupa a ser lavada nunca deve ser conservada em lugar fechado.

• Não misture roupas de uso pessoal com qualquer outra roupa.

• Não misture roupas muito sujas com outras peças de vestuário (exemplo: as roupas de crianças).

• Toalhas de rosto e fronhas podem ser trocadas 2 vezes por semana.

• Roupas de cama e toalhas de banho devem ser trocadas uma vez por semana.

Organizando a lavagem

• Roupas íntimas devem ser lavadas à mão, todos os dias.

• Se sua família é composta por 4 pessoas, todos os dias haverá uma quantidade de roupa suficiente que justifique utilizar a máquina de lavar.

• Se você fizer a troca das toalhas de rosto e fronhas 2 vezes por semana, em cada jogo de roupa de cama e toalhas de banho você terá que ter peças avulsas. Estas peças devem ser esfregadas à mão e deixadas de molho antes de irem à máquina. Elas ficam muito mais sujas que os lençóis e toalhas de banho.

Fazendo pequenos consertos

• Tenha à mão uma pequena caixa de costura.

• Antes de lavar as roupas, verifique se é necessário fazer pequenos consertos:

Pregar botões para que não se percam na lavagem,

Costurar ou reforçar bainhas parcialmente desfeitas,

Refazer qualquer descosturado nas cavas ou laterais das camisetas,

Remendar os furos e rasgos, pois ao centrifugar, poderá causar danos maiores nas peças de roupa.

Separando roupas para lavar

• Cada tipo de tecido requer uma maneira própria de lavagem.

• Separar por tipo de tecido: olhar a etiqueta da peça que diz a forma correta de lavar e passar, além de seu encolhimento.

Roupas de fibras sintéticas:

Devem ser lavadas com sabão neutro para roupas delicadas.

Fibras novas que aparecem no mercado: siga as instruções da etiqueta.

Peças de vestuário, feitas com fibras high tech e outras cuja etiqueta não menciona o teor de pré-encolhimento, devem ser entregues aos cuidados de um tintureiro de confiança.

Separando as peças por cor

Roupas brancas;

Roupas de cores claras;

Roupas de cor escura;

Roupas de cama e banho;

Roupas delicadas, lingeries;

Roupas da cozinha, como toalhas de mesa, panos de prato e mão, guardanapos, etc.

Antes de lavar, a maioria das peças precisa passar por uma pré-lavagem, (2º passo). Este procedimento vai facilitar a lavagem final.

http://bbel. uol.com.br/ conteudo/ roteiro_para_ lavarmos_ roupas/prelavage m.aspx

Pré-lavagem é operação indispensável, e vai facilitar a lavagem final.

Você já fez os consertinhos necessários e separou suas roupas por cor ou tipo de tecido. Observe se tem alguma mancha mais difícil de ser retirada e separe para resolver esse problema.

Existem roupas que não devem ser lavadas na máquina, pois esticam o tecido ou ficam cheias de bolinhas.

• Nunca misture toalhas de banho com outros tecidos. Elas são felpudas, e soltam muitos pelos, que aderem nas outras roupas. Imagine o trabalho para tirá-los!

• Roupas muito delicadas devem ser lavadas a mão. Você pode só centrifugá-las na máquina, pois sairão com menos água e secarão mais rápido, inclusive na sombra, o que protege a cor do tecido.

Para usar só a função de centrifugar, siga as orientações de sua máquina. É muito fácil e vale à pena.

Vamos continuar a explicar como você deve lavar suas roupas com carinho

O que pode ser lavado à máquina

Na máquina, você pode lavar roupas de cama, mesa, banho, jeans, camisetas de algodão, roupas infantis de uso diário, camisas masculinas, etc.

O que deve ser lavado à mão

Na mão, as mais delicadas e encardidas.

Uma roupa encardida deve ser esfregada à mão, antes de ser colocada na máquina, pois assim você facilita o trabalho da lavadora, que não consegue lavar tão bem como uma pessoa.

Deixando roupas de molho

Vamos preparar a água para deixar de molho suas peças brancas.

Coloque o sabão em pó, em um balde ou bacia, preencha com água e misture bem. Coloque suas peças brancas e adicione o caldo de meio limão. Afunde as peças até absorverem bem a mistura e deixe de molho, por um bom período ou até o dia seguinte. Todas as vezes que passar perto deste balde mexa as peças para cima e para baixo.

Este procedimento vai fazer com que o sabão passe pelas fibras do tecido, limpando-o

Roupas de cores claras podem passar pelo mesmo processo, apenas deixe de molho apenas alguns minutos, esfregue as partes mais sujas. Nos tecidos mais finos, use as mãos e nos mais grossos, como jeans, por exemplo, esfregue com uma escova própria para lavar estes tecidos.

Se for necessário, leve as roupas para terminar de lavar na máquina. Senão, enxágüe várias vezes até ficarem totalmente livres do sabão. Coloque um pouco de amaciante, no último enxágüe, torça delicadamente se forem muito finas ou centrifugue na máquina e estenda.

Roupas brancas

1. Devem ficar de molho em uma solução de água limpa e uma colher de sopa de amoníaco ou suco de limão.

2. As roupas brancas de algodão, que estiverem muito encardidas, devem ser fervidas em balde de alumínio contendo uma solução de água limpa e uma colher de sopa de terebintina, amoníaco ou suco de limão. Elas ficarão muito mais brancas.

3. Sabão demais não é garantia de uma lavagem melhor. Muito pelo contrário. Depois, dá mais trabalho para enxaguar a peça. Use a quantidade necessária. Para a máquina de lavar, o fabricante indica a medida certa.

Roupas de Cor

1. Nunca deixe de molho as roupas de cores fortes.

2. Roupas que desbotam muito devem ser lavadas em água salgada e sempre separadas das outras, para não manchá-las. Faça um teste de lavagem em um pedaço escondido da peça.

3. Roupas de cor devem ser lavadas rapidamente.

4. No último enxágüe, acrescente um pouco de vinagre branco, além do sal.

5. Esprema a roupa para sair o excesso de água ou centrifugue na máquina de lavar, ela sozinha.

6. Coloque a peça de roupa, entre duas toalhas e pressione para sair quase toda a água, se você não quiser centrifugar na máquina.

7. Vire a peça do lado do avesso, sacuda para ficar bem desamassada e seque na sombra. Assim, o sol não danifica a peça nem desbota as cores dela. Estenda de preferência a peça dobrada, para não esticar ou deformar o tecido.

8. Passe a peça ainda úmida. Pois facilita muito a tarefa de passar. Se ela fica muito seca, você vai precisar esborrifar água no tecido para passar melhor.

Aquelas roupas que estavam manchadas e você separou para tirar as manchas antes da pré-lavagem e estas que passaram por todo este procedimento, ainda tem uma mancha, não se desespere. Clique em Manchou - Siga esses passos e você terá a solução.

http://bbel. uol.com.br/ conteudo/ manchas/manchou_ siga_estes_ passos.aspx

Sua roupa manchou? Não se desespere, você pode encontrar a solução.

Nossas roupas são muito importantes para nós. Às vezes pode acontecer algum acidente e elas ficam manchadas.

Não se apavore se isso acontecer. Existem soluções para a grande maioria dos estragos que causamos nos tecidos.

Quando conhecemos o processo de como tirar essas manchas, podemos tomar medidas imediatas, que vão facilitar o processo de retirada da mancha.

Temos uma estima muito grande pelas nossas roupas. Elas nos dão segurança, e nos fazem sentir, mais bonitas.

Uma pessoa que usa roupas bem cuidadas demonstra personalidade organizada e asseada, o que sempre é um ponto muito positivo na vida social e profissional.

Os truques para conseguirmos essas façanhas são em sua maioria muito simples.

O melhor é tentar evitar que algo assim aconteça, mas saber que pode ter solução, já nos deixa mais tranqüilos.

Manchou? Você sabe quais atitudes imediatas, você tem que tomar?

1. RAPIDEZ

• Quanto mais depressa se tratar uma mancha depois que ela ocorrer mais facilmente ela sairá.


2. SEJA CUIDADOSO

• É sempre bom saber como tirar manchas de roupa. Com um pouquinho de cuidado, há remédio para tudo ou, pelo menos, para quase todas as manchas. Tenha paciência, senão, lá se vai a roupa novinha.


3. PRIMEIRO RETIRA-SE A MANCHA, DEPOIS LAVA-SE A PEÇA

• Limpe as manchas sempre antes de lavar a roupa. Lavar roupa manchada pode fixar a mancha.

4. IDENTIFICAÇÃO

• Certifique-se de qual produto manchou a roupa.

• Leia a etiqueta para saber de que tipo de tecido é a peça.

5. SIGA AS INSTRUÇÕES

• Depois de identificar o tipo de mancha (gordura, por exemplo), procure no nosso tratado sobre manchas que providências tomar.

• Siga as instruções das embalagens dos removedores ou detergentes.

6. CUIDADO Faça o teste

• Mesmo tendo em mãos todas as informações sobre a solução a ser empregada, faça um teste numa pontinha mais escondida da roupa. Se a substância estragar o pano, o dano não ficará visível. Se o produto desbotar a roupa, lave o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.

7. EVITE QUE A MANCHA AUMENTE

• Coloque um pano seco ou um papel mata-borrão do lado do avesso do tecido, bem debaixo do local da mancha, para chupar o líquido; depois, aplique o produto indicado do lado de cima. Assim, você também evita que o líquido passe para outras partes da peça.

• A mancha não se espalhará se você trabalhar das bordas para o centro da mancha.

8. NÃO DANIFIQUE O TECIDO MANCHADO

• Não esfregue com força o local manchado.

• Não raspe as manchas que tenham partes sólidas e úmidas com objetos cortantes. Tire o máximo do material sólido com um objeto de plástico.

9. CALOR PODE FIXAR MANCHA

• Não passe ferro elétrico ou secador de cabelos em manchas.

• Nunca use água quente em manchas; elas se fixarão.

• Analise cada caso, antes de tomar qualquer iniciativa.

Depois dessas dicas, você pode ver os passos que deve seguir para tirar cada tipo de mancha, que são adquiridos com facilidade no dia-a-dia. Veja emManchas do dia-a-dia.

Se você sabe do que é a mancha na sua roupa vá à Todos os tipos de manchas e veja a maneira específica de tirá-la.

http://bbel. uol.com.br/ conteudo/ manchas/manchas_ do_diaadia. aspx

Todos os dias tirar manchas! Não agüento mais.

É muito bom ter um manual com dicas retirar aquelas manchas que aparecem quase todos os dias em nossas roupas.

Alguns locais ficam mais marcados pelo uso, como manchas adquiridas por desodorantes ou mesmo suor, manchas de molho de tomate, esferográficas. ..

As roupas podem ser recuperadas com alguns truques. Geralmente os mais usados são álcool, gelo, talco, limão, bicarbonato, etc.

Não pense que por que alguma mancha apareceu em sua roupa você a perdeu. As roupas encardidas das crianças, a camisa de seu marido ou sua toalha de mesa maravilhosa.

Não se desfaça da peça antes de tentar recuperá-la. Algumas lavanderias também podem ajudá-la. Mas, aqui em nosso site você vai encontrar muitas dicas e uma, pode ser exatamente a que você está procurando.

Separe a peça que está danificada e comece a tratá-la com as idéias que oferecemos para auxiliá-la.

Chiclete

Esfregue uma pedra de gelo do lado do avesso, no mesmo lugar onde o chiclete estiver grudado. Pode pôr a peça dentro do congelador. Passe clara de ovo antes de lavar. Deixe secar um pouco.

Calcinha ou cueca de criança

Se o fundilho estiver encardido, aplique uma colher de amônia em meio copo de água e deixe de molho.

Colarinho e punho

Esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas antes de lavar. Misture 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 copo de água morna, jogue no colarinho ou gola e deixe por 1 hora. Ponha de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo 2 colheres de sabão em pó bem batido (espumando). Mergulhe as peças, pondo e tirando do balde várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Lave normalmente segundo o tipo de peça e tecido.

Atenção: Em dia de calor, coloque por dentro do colarinho e dos punhos um pouco de talco para que o suor não grude.

Mancha de suor

Elimine manchas de suor das roupas laváveis: Deixe a parte afetada (debaixo dos braços) por 1 hora de molho numa mistura em partes iguais de álcool e amoníaco. Dissolva 1 colher de sopa de sabão em pó em uma balde cheio de água morna. Mergulhe a peça nessa mistura e deixe por mais 1 hora. Lave normalmente.

Odor de transpiração

Em roupas sintéticas saem se, depois de lavadas, deixarmos ½ hora de molho em água com bicarbonato de sódio. Antes de passar esta roupa a ferro, proteja a parte que estava manchada com um pano, para não amarelar.

Manchas de terra

Deixe a mancha de terra secar completamente. Passe uma escova de cerdas firmes, até que a terra se despregue. Se restar algum vestígio da mancha, esfregue uma batata crua cortada ao meio, até que ela desapareça completamente. Se ainda assim a mancha persistir, passe um pouco de álcool metílico.

Mancha de batom nos guardanapos

Esfregue um pouco de álcool comum sobre o tecido. Lave normalmente.

Manchas de esferográfica

Passe um cotonete embebido em álcool.

Manchas de molho

Aplique no local 1 colher de sopa de detergente dissolvida em 3 colheres de sopa de água morna.

Manchas de gordura

A maior parte da mancha sairá com um pouco de talco ou farinha.

Manchas em peças de roupa de mesa

São eliminadas se agirmos com rapidez.

Molhe o local com água e cubra com maisena ou talco; deixe de um dia para o outro até o pó secar.

Passe uma escova com cerda macia para não danificar o tecido e em seguida lave com água e sabão neutro. Enxágüe bem.

Manchas de vinho

Coloque imediatamente farinha de mandioca ou polvilho em cima da do tecido manchado e lave o mais rápido possível. Leite também dá bom resultado. Umedeça imediatamente.

Se a mancha for de vinho tinto, colocar vinho branco por cima, por ter a mesma composição, faz com que a cor do vinho tinto saia. Em seguida siga os procedimentos da pré-lavagem

Manchas de café ou chá

Lave imediatamente com água fervente ou passe um cubinho de gelo.

E aquela mancha que já está a mais tempo no tecido, será possível eliminá-las? Veja mais clicando em: Manchas antigas, biológicas, não especificadas e difíceis de sair.

Se já deu conta de tirar suas manchas, vá direto ao artigo Lavando roupas à máquina.

Se você sabe do que é a mancha na sua roupa vá à Todos os tipos de manchas e veja a maneira específica de tirá-la.

Os 5 Não da Lavagem de Roupa!!

http://bbel. uol.com.br/ conteudo/ como_lavar/ os_5_naos_ na_lavagem_ de_roupa. aspx

Fazer as coisas bem feitas dá muito mais trabalho, mas também dá muito mais prazer.

Essa frase resume o que quero passar para você, com relação ao cuidado com as roupas.

Se soubermos lavá-las corretamente e quando realmente for necessário, o tempo útil delas aumenta, sua qualidade se mantém e você e sua família ficam felizes com o resultado.

Lavar as roupas é uma tarefa que requer algum conhecimento e não apenas jogá-las na máquina, apertar o botão e pronto. E dentro desse conhecimento, existe também o que não deve ser feito.

Você pode pensar que não tem muito tempo para se dedicar a essa tarefa. Mas, se ela for bem feita, você estará economizando dinheiro, pois suas roupas e de sua família irão durar muito mais.

A lavanderia ou local onde você cuida delas, deve ser vista como um local de renovação. Elas entram sujas e sem vida e saem cheirosas, limpinhas e bem passadas, prontas para deixarem toda sua família bem vestida e confortável.

Quais são as coisas que não devemos fazer para que tudo saia bem feito?

Não misture roupas de uso pessoal com panos de prato ou de limpeza.

Regra básica. Não é higiênico você misturá-las. Lave-as sempre separadas, pois os panos de prato, geralmente tem gordura e podem passar para suas roupas pessoais. Os de limpeza estão em contato com produtos químicos mais fortes e podem causar alguma alergia, se suas roupas se misturarem com eles.

Não misture roupas muito sujas com outras peças (por exemplo, as de crianças).

As roupas que estão mais limpas, às vezes só com um pouco de cheiro de suor e poeira, quando se misturam com roupas sujas, que podem ter barro, correm o risco de se mancharem e vão dar muito mais trabalho depois, para você tirar essa mancha.

Não misture roupas brancas com roupas de cor.

Se você misturar roupas de cor com roupas brancas, provavelmente as coloridas irão manchar as brancas. E o tempo para ficarem de molho é diferente. As brancas devem ficar de um dia para o outro e as de cor, somente alguns minutos. Veja mais em Pré-lavagem.

Não, ou melhor, nunca deixe de molho roupas de cor forte.

Roupas de cor forte se ficam de molho vão desbotar com certeza. E uma roupa desbotada fica com aparência de velha. Se ela tem uma cor forte, essa é sua cor de origem. Roupas que são naturalmente desbotadas já são compradas assim. Uma que não tinha essa característica originalmente vai parecer mais velha. Você não vai quere que isso aconteça com as suas.

Não use sabão demais, só vai dificultar a lavagem.

Achar que quanto mais sabão, mais limpa vai ficar a roupa é um engano. A medida certa é o ideal. As máquinas atuais têm medidores que acompanham. Então, não tem como errar. Na hora do balde ou bacia, use o bom senso. Coloque um pouco de sabão em pó, adicione a água e mexa até obter espuma. Aí está pronto para usar.

Algumas roupas devem ser Lavadas á mão, não deixe de saber quais são elas

Além dos 5 nãos da lavagem de roupa cuidado ao passá-las pois o ferro pode deixar manchas na roupa. Saiba como tirá-las

Manchas de Ferro de Passar

Manchas Suaves

Molhe bem o tecido e coloque ao sol.

Amarelado forte

• Quando o amarelado da roupa estiver muito aparente, coloque a área de tecido afetada sobre uma toalha felpuda (limpa) e esfregue com um chumaço de algodão embebido em uma solução de água oxigenada 10 volumes em água. Depois, deixe escorrer toda a água.

• Outra solução é colocar um pouco de maisena sobre a mancha e esfregar. Depois, é só colocar a peça de roupa ao sol.

• Se você não dispõe de todos estes produtos, coloque a peça de roupa em um balde cheio de água fria e deixe de molho por 2 dias, trocando a água a cada quatro horas. A mancha desaparecerá por completo.

Seda, Lã e Algodão

Umedeça um pano escuro com água fria e coloque-o sobre a peça de roupa manchada. Depois, ponha a peça ao sol durante algumas horas. Se o amarelado não sair, use uma solução de ácido bórico com água e deixe secar. Passe a parte afetada com o ferro quente.

1 comentários:

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom Dia!!
Que lindo está seu BLOG!
Queria agradecer o POST... obrigada por citar o Grupo, é sempre bom saber que estmos dando a resposta para as necessidades das FLYMigas!
Um beijão